Evangelho de hoje (Lc 12,35-38)

 


Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: Que vossos rins estejam cingidos e as lâmpadas acesas. Sede como homens que estão esperando seu senhor voltar de uma festa de casamento, para lhe abrirem, imediatamente, a porta, logo que ele chegar e bater. Felizes os empregados que o senhor encontrar acordados quando chegar. Em verdade, eu vos digo: Ele mesmo vai cingir-se, fazê-los sentar-se à mesa e, passando, os servirá. E caso ele chegue à meia-noite ou às três da madrugada, felizes serão, se assim os encontrar!

 

 

Reflexão – estado de alerta e de prontidão”

 

Hoje, estamos aqui na terra, no entanto, enquanto aqui permanecermos precisamos manter os nossos olhos voltados para o alto, à espera Daquele que há de vir, nosso Senhor Jesus Cristo. Por isso, o Evangelho de Lucas se refere ao senhor a quem os seus empregados esperam e que volta para casa depois de uma festa de casamento. “ Rins cingidos e lâmpadas acesas” significam o estado de alerta e de prontidão em que todo o cristão deve permanecer.  A festa de casamento são as Bodas do Cordeiro que se realiza no céu e para a qual todos nós somos convidados. Um dia Jesus virá e nos levará definitivamente para participar desse Banquete. Espiritualmente, porém, Jesus está chegando à nossa vida a todo o momento e, por isso, não podemos relaxar na nossa vigilância. Aqui mesmo na terra nós já podemos nos sentar à mesa com Jesus, quando participamos da Eucaristia, quando refletimos na Sua Palavra que é um verdadeiro maná para a nossa alma. Também, quando compartilhamos amizade, quando somos fiéis no serviço e no amor ao próximo nós estamos cingindo os rins e conservando as nossas lâmpadas acesas. Seremos felizes se nos mantivermos acordados a fim de receber a cada instante as graças que nos são destinadas. Abrir a porta é dar espaço no nosso coração para que Cristo reine e realize em nós uma obra nova. A qualquer hora da nossa vida e em qualquer idade que tenhamos, Jesus poderá bater à nossa porta e nos convidar para cear com Ele no Banquete da vida eterna. Felizes nós seremos se Ele nos encontrar preparados e na expectativa. – Você agora entendeu o que seja estar com os rins cingidos e as lâmpadas acesas? – Como você tem se mantido: em estado de alerta, ou seja, em estado de graça ou relaxado (a) como cristão. – Você já tem experimentado desde já a comunhão com Deus pelos sacramentos e a oração? – Você se sente feliz por isso? – Você tem medo de ser chamado por Jesus?

 

Helena Colares Serpa – Comunidade Católica Missionária UM NOVO CAMINHO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lectio Divina (Leitura orante) Sexta-feira depois da Epifania -Vendo Jesus, o homem caiu a seus pés…

1ª Semana Comum | Segunda-feira 1Sm 1,1-8 | Sl 115(116) | Mc 1,14-20

Festa do Batismo do Senhor | Domingo