Reflexão Quarta-feira 3ºSemana do Advento- Is 45,6b-8.18.21b-25 | Sl 84(85) Lc 7,19-23

 


A liturgia desta quarta-feira da terceira semana do advento continua chamando nossa atenção para a conversão. A primeira leitura do livro do profeta Isaías fala de um Deus poderoso, sem igual. É o Deus de Israel, o Deus da libertação. Para ele devem convergir todos os povos. Para esse Deus da vida devemos canalizar nossas ações, nosso proceder. Só assim, poderemos vislumbrar o novo céu e a nova terra anunciados pelo próprio profeta Isaías. Desse modo, a conversão se faz presente a partir da mudança de vida, de rumo. É o propósito deste tempo especial, no qual preparamos a vinda do Senhor. O evangelho traz presente essa vinda. Aliás, o Reino de Deus já está entre nós, como estava presente naquele momento quando João ouviu falar de coisas maravilhosas e enviou discípulos para obter informações concretas. Como vemos, parte deste texto é a mesma que ouvimos no domingo passado, com a diferença de que no domingo o evangelho era de Mateus e, hoje, é de Lucas. O sentido é o mesmo. A comprovação da chegada do Messias não com teorias, mas com fatos concretos:  enfermos sendo curados, cegos recuperando a visão, paralíticos que voltam a andar, leprosos que são purificados, mortos que ressuscitam, enfim, a boa-nova anunciada aos pobres. Todos esses sinais de libertação, sinais reais de que o Messias está presente. Com esse texto somos convidados a descobrir quais são os sinais de vida que podemos descobrir hoje. Fica aqui o desafio: voltar para casa e apontar todas as coisas boas que estão acontecendo na comunidade, na cidade, no estado e no país. São muitas, mas elas não são mostradas na TV. É preciso descobri-las. Porém, só irá descobrir quem tiver com os olhos bem abertos no sentido bíblico do termo. Só verá quem não estiver paralisado pelas ideologias que insistem em dar apenas a sua versão dos fatos. Só escutará quem não tiver os ouvidos ensurdecidos pela ignorância. Enfim, o convite hoje é: vamos ao encontro do Senhor, pois ele é justo e tão bondoso. Ele fará chover a justiça dos altos céus. Ele conta com a nossa conversão, nossa participação nesta obra da criação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lectio Divina (Leitura orante) Sexta-feira depois da Epifania -Vendo Jesus, o homem caiu a seus pés…

1ª Semana Comum | Segunda-feira 1Sm 1,1-8 | Sl 115(116) | Mc 1,14-20

Festa do Batismo do Senhor | Domingo