Reflexão- Sagrada Família de Jesus

 


REFLEXÃO

” chegou o tempo de ocuparmo-nos com as coisas do Pai “

 

José e Maria cumpriam à risca todas as formalidades participando dos eventos normalmente como todo o povo judeu. Jesus também os acompanhava e lhes era submisso.  Naquele dia, no entanto, em que se comemorava em Jerusalém a festa da Páscoa, (relembrando a saída do povo de Deus do Egito), percebendo o Seu chamado para ocupar-se das coisas do Pai, Jesus afastou-se deles e ficou em Jerusalém. Foi encontrado no templo, entre os doutores da lei. Aos doze anos, portanto, Jesus já dava testemunho de que conhecia as Escrituras e que a sabedoria do Espírito estava com Ele, quando  desvendava para os mestres da Lei, os mistérios de Deus. Ao encontra-los seus pais estavam angustiados, no entanto, as Suas palavras os levaram à admiração, ao mesmo tempo em que, apesar de não compreenderem, aceitarem, pois aquele acontecimento era obra de Deus Pai. “Sua Mãe, porém, conservava no coração todas essas coisas!” A graça e a sabedoria do Espírito nos fazem também “perceber” o tempo de ocuparmo-nos com as “coisas do Pai”. Chega um momento na nossa vida que o Senhor nos atrai e nos chama para enfrentarmos os mestres e os sábios do mundo, mesmo que nos achemos pequenos demais para isto. O poder de Deus é imensurável, e é Ele quem nos capacita, nos orienta e nos faz abrir a boca para “ensinar” aos “doutores da Lei”. Jesus não foi encontrado no meio dos seus parentes, mas na casa do Pai, lá onde flui o amor, a adoração, a oração, a comunidade. Nós também, como cristãos, não precisamos estar somente pertinho dos nossos entes mais queridos, mas o Senhor quer que nós também estejamos em Comunidade, edificando o Seu reino de amor. Assim como Maria conservava no coração tudo o que ela percebia, como sinal de Deus, nós também precisamos estar atentos (as), pois o Pai traçou o Seu Plano no mapa que está gravado no nosso interior. – Você é uma pessoa submissa à vontade de Deus? – Você tem ajudado a que outras pessoas compreendem as Escrituras? – Você já está também crescendo em sabedoria e graça? – Como é o seu testemunho dentro da sua casa? As pessoas notam que você é de DEUS?

 

(Helena Colares Serpa – Comunidade Católica Missionária UM NOVO CAMINHO)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lectio Divina (Leitura orante) Sexta-feira depois da Epifania -Vendo Jesus, o homem caiu a seus pés…

1ª Semana Comum | Segunda-feira 1Sm 1,1-8 | Sl 115(116) | Mc 1,14-20

Festa do Batismo do Senhor | Domingo