Reflexão Sexta-feira 2ºSemana do Advento Is 48,17-19 | Sl 1 | Mt 11,16-19

 


A liturgia da Palavra desta sexta-feira nos fala da sabedoria, dom de Deus, para fazer escolhas e discernir os procedimentos corretos. Sabedoria para conduzir as coisas de Deus e andar nos seus caminhos. Sabedoria para descobrir o que Deus quer de nós e não nos deixar levar pelas opiniões alheias. 

A primeira leitura fala que Deus nos ensina coisas boas, úteis e que conduz nossos passos. Para isso, basta observar seus ensinamentos, seus mandamentos, sua Palavra. Se nos falta discernimento e paz, é sinal de que não estamos observando seus mandamentos. Quem observa os mandamentos de Deus tem paz em abundância como um rio, e a justiça também é farta em sua vida. Quem observa os mandamentos recebe bênçãos dos céus, figurada na expressão “descendência, filhos como grãos de
areia”. Vale lembrar que, na Bíblia, filhos significam bênçãos de Deus. Quanto mais filhos uma pessoa gerasse, mais abençoada ela seria. O Salmo continua falando dessa fidelidade aos mandamentos de Deus, aos seus ensinamentos, dizendo que é feliz todo aquele que encontra prazer na lei de Deus e não anda conforme o conselho dos perversos, não entra no caminho dos malvados, não faz parte do grupo dos irônicos, zombeteiros, malvados etc. 

Aqueles que não agem de acordo com a opinião alheia, mas seguem os ensinamentos de Deus; esses sim demonstram sabedoria. É disso que também fala o evangelho. Jesus compara crianças àqueles que só fazem críticas ou que só reclamam de tudo, mas nunca se propõem a ajudar. Cita dois exemplos distintos. Porém, igualmente criticados: João Batista e o Filho do homem. O primeiro era criticado porque não comia nem bebia, estava com o demônio. O segundo, porque comia e bebia. Era um comilão, beberrão, amigo de cobradores de impostos e outros pecadores. Em outras palavras, há pessoas que sempre acham um motivo para criticar. Se dermos ouvido às críticas, nada faremos e, mesmo assim, seremos igualmente criticados. Assim sendo, a melhor maneira de agir é seguir os ensinamentos de Deus. 

Quem segue a lei do Senhor e nele confia não esmorece diante das críticas e das inúmeras ações que objetivam desqualificar ou desmerecer o trabalho. A sabedoria consiste em confiar no Senhor e basear as ações nos seus ensinamentos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lectio Divina (Leitura orante) Sexta-feira depois da Epifania -Vendo Jesus, o homem caiu a seus pés…

1ª Semana Comum | Segunda-feira 1Sm 1,1-8 | Sl 115(116) | Mc 1,14-20

Festa do Batismo do Senhor | Domingo