Reflexões Sexta-feira 24/12/2021 4º Semana do Advento -Lc 1,67-79 /Lc 2,1-14

 


Reflexão – “Jesus é o Sol que nasce do alto” Lc 1,67-79

 

Cheio do Espírito Santo, Zacarias, abriu os lábios e profetizou reconhecendo a grande obra que o Senhor realizaria para a salvação da humanidade por meio do seu filho João Batista.  Ele seria o “profeta do Altíssimo, aquele que iria adiante do Senhor para preparar-lhe os caminhos, anunciando a salvação pelo perdão dos pecados”.   Baseados na oração de Zacarias nós também podemos nos colocar no mesmo contexto que ele, para exaltar a Deus pela vinda do Salvador.  Também podemos assumir as promessas de salvação do Senhor para nós e para a nossa família, proferindo este louvor em nome de cada membro da nossa casa e nos apossando da força que vem do céu com o fim de nos livrar do mal e da ação dos inimigos. Somos da mesma forma, chamados a ser profetas anunciadores da chegada do Sol nascente que nos visita neste Natal. Jesus é o Sol que nasce do alto e vem para iluminar os nossos relacionamentos familiares e dirige os nossos passos no caminho da paz. A Sua Palavra é um mapa que nos direciona e nos motiva a darmos passos firmes para enfrentarmos todas as situações pelas quais passamos. Quando estamos cheios do Espírito Santo nós também, como Zacarias, somos movidos a louvar ao Senhor pelas nossas conquistas.    – Você tem louvado a Deus pela sua família? – Você tem pedido para ela a salvação de Jesus? – De que a sua família mais necessita? – Na sua família reina a paz? – Peça a Jesus hoje, paz para os seus relacionamentos familiares e comece você mesmo (a) a ser portador (a) desta graça. 

“o anúncio de uma grande alegria!” Lc 2,1-14

O anjo do Senhor que se apresentou aos pastores apresenta-se também a nós hoje e anuncia uma grande alegria: “nasceu para vós um salvador que é o Cristo Senhor”. Somos nós, hoje, os pastores de Belém. É uma noite feliz, a noite que ilumina a nossa vida e a tira das trevas. O anjo revela a cada um de nós qual é o sinal que nos levará a encontrar o recém nascido: ele está “envolvido em faixas e deitado numa manjedoura”. Com efeito, nós podemos buscar o Jesus menino no mais íntimo do nosso coração, dentro da manjedoura que nós preparamos para Ele ficar, envolvido com o carinho, a ternura, a esperança e o amor que nós temos cultivado dentro de nós para dar abrigo ao menino Deus. Seguindo essa orientação do anjo nós não precisamos mais temer nada: Jesus já veio e está aqui para nos dar vida nova e nos abrir as portas do céu, para nos fazer viver em harmonia com os homens e a natureza. A Luz já chegou, Jesus nasceu e não há mais sombras, tudo está claro. É NATAL! “Glória a Deus no mais alto dos céus e paz na terra aos homens por ele amados! – Noite feliz, o Senhor Deus de amor. Pobrezinho nasceu em Belém. Eis na lapa Jesus, nosso bem. Dorme em paz ó Jesus! Dorme em paz ó Jesus!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lectio Divina (Leitura orante) Sexta-feira depois da Epifania -Vendo Jesus, o homem caiu a seus pés…

1ª Semana Comum | Segunda-feira 1Sm 1,1-8 | Sl 115(116) | Mc 1,14-20

Festa do Batismo do Senhor | Domingo