Retiro do advento 2021 2º Dia. Quinta-feira da 1ª Semana do Advento

 

 

“Dai graças ao Senhor porque Ele é bom.”

Graça a ser pedida
Senhor, que eu consiga ouvir e reconhecer a Tua voz e esteja disponível,
pronto(a) e diligente ao Teu chamado.

No Evangelho de hoje, Jesus compara um homem prudente, que funda a estrutura de sua casa sobre a rocha, àquele que põe em prática a Vontade do Pai. A vida humana é cercada de incertezas: por mais que busquemos tantas seguranças, quem de nós pode garantir que chegará vivo ao final do dia? A proposta feita por Jesus é irrecusável. Ele nos convida a construir o que somos e fazemos n’Ele. Assim, ainda que seja preciso enfrentar intempéries de todas as direções: de cima (chuva), de baixo (enchentes) e dos lados (ventos), continuaremos firmes, pois é Jesus, a Rocha, que nos dá estabilidade. E como podemos cumprir a Vontade de Deus e, assim, ser “casa” fundada sobre a Rocha? Eis o paradoxo do seguimento de Jesus: para termos uma estrutura sólida, precisamos abandonar todas as nossas seguranças humanas para colocarmos nossa inteira confiança no Deus, Uno e Trino, revelado em Jesus. Por isso, o seguimento de Jesus exige uma resposta radical e uma entrega de tudo o que somos: “Quem não deu tudo, deu nada. Com o Absoluto, não se regateia”, dizia o Pe. Leonel Franca, SJ.

 

Composição de lugar:
Com os olhos da imaginação: ouça Jesus alertando os seus
discípulos: “Muitos me dirão: Senhor, não profetizamos em Teu
nome? (…) E eu então lhes declararei: nunca vos conheci;
apartai-vos de mim, malfeitores”.

 

Refletir para tirar proveito:
Qual é o fundamento de minha vida?
Quais dimensões de minha vida parecem frágeis, como casa
construída sobre a areia?
Estou disposto(a) a fazer de tudo um “meio” para atingir o único
“fim”, que é inteiramente cumprir a vontade de Deus?

Ver novas todas as coisas em Cristo
“(…) não ama a Deus de todo o coração quem ama qualquer coisa por ela
mesma e não por Deus” (Carta de Santo Inácio a Martín Garcia de Oñaz,
1532)3.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lectio Divina (Leitura orante) Sexta-feira depois da Epifania -Vendo Jesus, o homem caiu a seus pés…

1ª Semana Comum | Segunda-feira 1Sm 1,1-8 | Sl 115(116) | Mc 1,14-20

Festa do Batismo do Senhor | Domingo