Lectio Divina (Leitura orante) Segunda-feira depois da Epifania Convertei-vos, porque o Reino dos Céus está próximo

 


03 de janeiro, segunda-feira, segunda-feira depois da Epifania

Evangelho de Mateus 4,12-17.23-25

Leitura: O que o texto diz?

“Ao saber que João tinha sido preso, Jesus voltou para a Galiléia.” Nesta semana final do ciclo natalino, a liturgia nos apresenta novamente João Batista, como um marco da transição entre a infância e a vida pública de Jesus. O evangelista quer nos anunciar que o ministério de Jesus não tem início no centro político e religioso, mas sim na periferia  que é a Galileia, em uma cidade pluricultural como Cafarnaum. Mateus ressalta também que o agir de Jesus se inicia no meio do povo marginalizado e em favor deste povo. Assim será sempre, pois ele veio para os povos todos.

Meditação: O que o texto diz para mim?

“Convertei-vos, por que o Reino do Céus está próximo.” É este o primeiro anúncio do ministério público de Jesus na narrativa de Mateus. Se a ação de Jesus se dirige para um novo foco, diferente do que os poderes tradicionais estavam acostumados, é preciso também que nós convertamos nossas mentalidades, nosso olhar, nosso modo de agir, passando a perceber que o Reino de Deus, o sonho de Deus para a humanidade não está distante, mas está próximo, está no meio de nós, está a nosso alcance.

Oração: O que o texto me leva a falar a Deus? 

“O povo que vivia nas trevas viu uma grande luz…” Estamos na semana da Epifania, semana da Luz que se manifesta ao mundo. Peçamos mais uma vez ao Senhor que não sejamos cegos à sua luz, mas que nos deixemos iluminar por ela. Peçamos também que não nos deixemos iludir com os grandes holofotes que chamam a atenção para os poderosos deste mundo e querem ofuscar a luz do Reino, mas sejamos contagiados pela luz do amor.

Contemplação: O que o texto me leva a experimentar? 

“Jesus andava por toda a Galiléia, ensinando… , pregando… e curando…”. Aqui, onde quer que estejamos, é a Galileia por onde hoje Jesus caminha. Ele continua a ensinar, pregar e curar. Mas para aprender com seus ensinamentos, aderir à sua pregação e experimentar a sua cura é preciso conversão do coração para perceber sua presença e suas maravilhas entre nós.

Ação: O que o texto me pede para viver no dia-a-dia? 

“Numerosas multidões o seguiam…” Ação de Jesus é tão transformadora que provoca um “desinstalar-se”. As multidões vinham de suas localidades e depois se colocavam a caminho com Jesus. Somos convidados a vivenciar esses dois movimentos: sair de nossos lugares, de nós mesmos e, a partir do encontro com Jesus, nos dispor a o seguir no caminho do Reino.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lectio Divina (Leitura orante) Sexta-feira depois da Epifania -Vendo Jesus, o homem caiu a seus pés…

1ª Semana Comum | Segunda-feira 1Sm 1,1-8 | Sl 115(116) | Mc 1,14-20

Festa do Batismo do Senhor | Domingo