Lectio Divina (Leitura orante)Quarta-feira depois da Epifania -Ele viu os discípulos cansados de remar, porque o vento era contrário.

 


05 de janeiro, quarta-feira, quarta-feira depois da Epifania

Evangelho de Marcos 6, 45-52

Leitura: O que o texto diz?

“Jesus obrigou os discípulos a entrarem na barca e irem na frente para Betsaida, na outra margem, enquanto ele despedia a multidão”. Vemos a cena da partilha do pão se desconstruir. Jesus, a multidão e os discípulos se separam. A multidão é despedida, os discípulos vão para a barca, lago a dentro, e Jesus sobre à montanha para orar. O fato de subir ao monte para oração nos mostra que algo importante acontecerá. Ele se manifestará em gestos e palavras.

Meditação: O que o texto diz para mim?

“Ele viu os discípulos cansados de remar, porque o vento era contrário.” Por vezes, nossa barca enfrenta dificuldades no mar da vida. Remamos muito e parecemos não sair do lugar. Mas não estamos entregues à própria sorte. Assim como viu a multidão sem pastor, Jesus vê os seus discípulos cansados de resistir aos ventos contrários. Hoje Ele vê nosso cansaço. É preciso que tenhamos o olhar da fé atento para o reconhecer e crer que  Jesus é Aquele é.

Oração: O que o texto me leva a falar a Deus? 

“… Sou eu”. Jesus se manifesta como o Senhor Deus se manifestou a nossos pais: “Sou eu”. Ele é Deus que se fez homem. Em oração, peçamos a graça de reconhecermos o que celebramos neste Tempo do Natal: Jesus é o Deus Encarnado, Deus que sobe à barca da humanidade para transformar nosso coração.

Contemplação: O que o texto me leva a experimentar? 

“Então subiu com eles na barca.”. Jesus sobre à barca conosco. Não temos um Deus distante, mas sim próximo a nós. Isso nos desafia a sermos nós também próximos uns dos outros, a começar por aqueles que enfrentam as maiores tempestades.

Ação: O que o texto me pede para viver no dia-a-dia? 

“O coração deles estava endurecido” . Mesmo após Jesus se revelar, os discípulos continuam espantados. O mesmo pode acontecer conosco. Em nosso dia a dia, diante da experiência do encontro com Jesus, precisamos superar o espanto e passar para uma postura de adesão madura e sensata da sua proposta de vida e libertação.

* Pedro Henrique Mendonça Fernandes – catequista coordenador diocesano da Catequese na Diocese da Campanha/MG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lectio Divina (Leitura orante) Sexta-feira depois da Epifania -Vendo Jesus, o homem caiu a seus pés…

1ª Semana Comum | Segunda-feira 1Sm 1,1-8 | Sl 115(116) | Mc 1,14-20

Festa do Batismo do Senhor | Domingo