O que é e quantos são os dogmas de fé?

 



Você tem dúvidas sobre o que são os dogmas da Igreja? O ouvinte Paulo Roberto de Souza de Campinas (SP) gostaria de entender o que é e quantos são. reitor do Santuário de Frei Galvão, Padre Carlinhos, afirma que a palavra “dogma” quer dizer “verdade”. É uma verdade revelada por Deus que pode estar na Bíblia ou na tradição da Igreja, ou seja, não são inventadas. É feito por uma definição solene da Igreja pelo magistério extraordinário ou por um papa quando se expressa como pastor e doutor Supremo de todos os fiéis.

“Dogma é uma verdade absoluta definitiva imutável, infalível e absolutamente segura sobre a qual não se pode pairar nenhuma dúvida. Uma vez proclamado solenemente, nenhum dogma pode ser revogado ou negado nem mesmo pelo papa”, completa o padre.

Por que dogmas existem?

Os dogmas são definidos pela autoridade que Cristo concedeu à sua Igreja utilizando uma forma que obriga o povo cristão a uma adesão irrevogável da fé, propõe verdades contidas na revelação divina ou verdades que com estas tem uma conexão necessária. “Há uma conexão orgânica entre nossa vida espiritual e os dogmas, pois são luzes no caminho de nossa fé que o iluminam e tornam seguro”, afirma.

Quantos são os dogmas da Igreja?

A Igreja Católica proclama a existência de muitos dogmas, sendo 43 o número dos principais. Eles estão subdivididos em oito categorias diferentes, são elas: dogmas sobre Deus, dogmas sobre Jesus Cristo, dogmas sobre a criação do mundo, dogmas sobre o ser humano, dogmas marianos, dogmas sobre o papa e a Igreja, dogmas sobre os sacramentos e dogmas sobre as últimas coisas.


Entenda como uma verdade se torna um dogma ouvindo 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lectio Divina (Leitura orante) Sexta-feira depois da Epifania -Vendo Jesus, o homem caiu a seus pés…

1ª Semana Comum | Segunda-feira 1Sm 1,1-8 | Sl 115(116) | Mc 1,14-20

Festa do Batismo do Senhor | Domingo