31° Domingo do Tempo Comum – Ano B – 31/10/2021- Evangelho: Mc 12,28b-34

 



Naquele tempo, um escriba aproximou-se de Jesus e perguntou: “Qual é o primeiro de todos os mandamentos?” Jesus respondeu: “O primeiro é este: Ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força! O segundo mandamento é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo! Não existe outro mandamento maior do que estes”. O mestre da Lei disse a Jesus: “Muito bem, Mestre! Na verdade, é como disseste: Ele é o único Deus e não existe outro além dele. Amá-lo de todo o coração, de toda a mente, e com toda a força, e amar o próximo como a si mesmo é melhor do que todos os holocaustos e sacrifícios”. Jesus viu que ele tinha respondido com inteligência, e disse: “Tu não estás longe do Reino de Deus”. E ninguém mais tinha coragem de fazer perguntas a Jesus.

Reflexão – “amar com o amor de Deus é o início de tudo

 

“Ouve, ó Israel”!  Começando com estas palavras Jesus nos revela que precisamos, primeiramente, ouvir a Deus para que saibamos vivenciar o primeiro mandamento. Não adianta considera-Lo como nosso único Senhor, se não escutarmos a Sua Palavra e não a vivenciarmos no nosso dia a dia. Portanto, ouvir o Senhor, escutá-Lo, atendê-Lo de todo o coração, alma e entendimento, é amá-Lo com toda a nossa força. O fundamento da Lei de Deus é o AMOR, portanto, Amar a Deus, a si mesmo e ao próximo é o resumo de todo o ensinamento divino. Todo aquele (a) que entende, de coração, essa verdade, não está longe do Reino de Deus. Isto fazendo, nós podemos ter certeza de que iremos amá-Lo e amaremos também o nosso próximo, como a nós mesmos (as). Jesus tem também o cuidado de nos dizer que amar a nós mesmos com o amor de Deus é o início de tudo. A Palavra nos garante que Deus nos amou primeiro, e é por meio dela que o Amor de Deus penetra no nosso coração e nos toca dando-nos o entendimento do amor que devemos ter para com os nossos irmãos e irmãs. Sabemos se estamos perto do reino de Deus quando nós nos amamos, quando nós nos aceitamos e, consequentemente, praticamos o amor ao próximo, por amor a Deus. Maior que todos os holocaustos e sacrifícios, são o zelo, o cuidado e o carinho que cultivamos com as pessoas em Nome de Deus.   “Ouve, ó Israel”, este é o apelo que o Senhor nos faz. Se entendermos isso, se escutarmos e colocarmos em prática, estaremos vivendo já, o céu na terra. – Você sabe qual é a diferença entre gostar e amar? – Você ama a  si mesmo (a)? – O que você deseja ao seu vizinho (a) é o mesmo que deseja para si?  – Você tem dificuldade em aceitar a si mesmo (a)? E aos outros? – Para você o que é amar a Deus?

 

Helena Colares Serpa – Comunidade Católica Missionária UM NOVO CAMINHO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lectio Divina (Leitura orante) Sexta-feira depois da Epifania -Vendo Jesus, o homem caiu a seus pés…

1ª Semana Comum | Segunda-feira 1Sm 1,1-8 | Sl 115(116) | Mc 1,14-20

Festa do Batismo do Senhor | Domingo