Reflexão Sábado 2ºSemana do Advento -Eclo 48,1-4.9-11 | Sl 79(80) | Mt 17,10-13


 Neste dia, a liturgia coloca em evidência o profeta Elias. Ele é modelo de profeta transformador, que age com coragem e firmeza. É comparado ao fogo, que queima a palha seca, que é velha e não produz mais nada. A fim de que, em seu lugar nasça algo novo, capaz de produzir frutos. Elias, com bravura e eficácia, semelhante ao fogo, selecionou o que era nobre daquilo que era vil, como se faz com o ouro no crisol. Tornou-se assim, o arquétipo de profeta corajoso, referenciado no evangelho de hoje. Diante da pergunta dos discípulos sobre a teoria dos mestres da lei de que Elias viria primeiro, Jesus responde que Elias já veio. Ele estava figurado na pessoa de João Batista, cujas ações se assemelhavam à de Elias devido ao rigor com que tratava as questões relacionadas à vinda do Reino de Deus. As ações de João eram tão transformadoras quanto as de Elias, e não foram poucos os que confundiram João com Elias. Porém, suas ações não foram entendidas ou reconhecidas por boa parte das autoridades, como, por exemplo, os mestres da lei. Nem as ações de João nem as ações de Jesus. E por não compreenderem, não a tinham como importante, ficando presos ao passado e à espera de alguém que fosse “cópia idêntica” de Elias. Jesus sofreu a mesma rejeição. Ambos foram rejeitados. Ainda hoje, muitos continuam sem entender as propostas de Jesus e continuam a esperar outro modelo de Messias, que resolva todos os seus problemas num passe de mágica. Como os mestres da lei, essas pessoas continuam a manipular a ideia sobre Jesus de acordo com seus próprios interesses e, com isso, maltratam-no com comportamentos que nada têm a ver com seus verdadeiros projetos. Este tempo de preparação para o Natal do Senhor é tempo oportuno de revermos nossas ações, nossos conceitos sobre ele e verificar se não continuamos a maltratá-lo naqueles que são os seus preferidos, isto é, os pobres e marginalizados, os que se empenham na missão profética de denunciar e anunciar o Reino. É tempo, portanto, de conversão. Tempo de descobrir novos Elias e João Batistas, que continuam a preparar os caminhos do Senhor.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lectio Divina (Leitura orante) Sexta-feira depois da Epifania -Vendo Jesus, o homem caiu a seus pés…

1ª Semana Comum | Segunda-feira 1Sm 1,1-8 | Sl 115(116) | Mc 1,14-20

Festa do Batismo do Senhor | Domingo