Reflexão - Sexta-feira depois da Epifania 1Jo 5,5-13 | Sl 147(147b) | Lc 5,12-16


 A liturgia da Palavra deste dia enfatiza a presença libertadora de Jesus no mundo e a salvação daqueles que nele creem. Salvação não apenas no sentido escatológico, teológico, mas também no sentido humano, social, que livra as pessoas da miséria eda morte, como o episódio do leproso do evangelho de hoje.

A primeira leitura da primeira carta de são João mostra que quem acredita em Jesus, como Filho de Deus, é um vencedor. Jesus é aquele que, como vimos na liturgia do Natal, nascendo num lugar e numa família humilde, desceu ao mais baixo da condição humana para resgatar aqueles que estavam à margem. Revelou-se aos pastores, aos magos e a tantos marginalizados. Fez de cada um que acreditou um vencedor. Agora, no final desta semana da epifania, ele quer que cada um de nós acredite nele e o veja presente neste mundo, fortalecendo e incluindo os que são fracos e estão excluídos. Se quisermos vencer, precisamos ter ao nosso lado aquele que venceu a morte e nos deu a vida eterna, Jesus. Precisamos ter dentro de nós a certeza da sua presença para podermos levar adiante os seus ensinamentos, a sua missão e dar testemunho dele através de nossas ações. Ações que promovam a vida e que resgatem a dignidade das pessoas, como se encontra no evangelho de hoje, na relação de Jesus com o leproso. 

Jesus encontra um leproso desejoso de ser purificado. O leproso consegue enxergar na pessoa de Jesus a possibilidade de dissipar a causa da sua exclusão. Ele acredita, e por acreditar vence. A causa da exclusão do leproso estava no preconceito e na discriminação que era nutrida contra ele. Ao tocar no leproso, Jesus rompe com a barreira do preconceito e abre caminho para a cura da discriminação que o colocava à margem. Porém, não faz alarde desses atos, apenas pede que se apresente ao sacerdote para que este legitime sua inclusão. Por isso, a fama de Jesus se espalha, mas ele não está preocupado com a popularidade, com a fama, mas com a coerência com o projeto de Deus de resgatar vidas. Retirava-se para rezar, numa estreita sintonia com o Pai. Assim, ele nos mostra que quem acredita nele, faz as obras que ele faz e age com humildade e confiança em Deus.

Em suma, a liturgia de hoje mostra que Deus se manifesta cada vez que promovemos a vida, cada vez que fazemos algo para erradicar os males que atingem as pessoas e a humanidade, como, por exemplo, o preconceito e a discriminação que diminuem e marginalizam as pessoas. Lutar contra o preconceito, fazendo algo de concreto, é um grande passo para promovermos um mundo mais justo, mais fraterno e mais humano, um mundo onde Deus se manifeste e se revele por meio de cada ato de amor e compaixão. Eis o que nos ensinam os textos bíblicos de hoje.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lectio Divina (Leitura orante) Sexta-feira depois da Epifania -Vendo Jesus, o homem caiu a seus pés…

1ª Semana Comum | Segunda-feira 1Sm 1,1-8 | Sl 115(116) | Mc 1,14-20

Festa do Batismo do Senhor | Domingo