Reflexão Terça-feira 21/12/2021 4º Semana do Advento- Ct 2,8-14 | Sl 32(33) | Lc 1,39-45

 


Estamos às vésperas do Natal. O tempo de espera vai chegando ao fim e a expectativa aumenta cada vez mais. Ele já está às portas. A cada dia que passa, ficamos mais felizes, pois está chegando a visita mais esperada. É como quando estamos esperando a chegada de alguém muito importante na nossa vida, alguém que amamos. Nesse período, começamos a ficar felizes desde o momento que ficamos
sabendo que aquela pessoa tão querida virá nos visitar. Mudamos a casa, mudamos alguma coisa dentro de nós e até no nosso exterior e queremos estar mais bonitos para a pessoa amada. Eis que muda o nosso espírito, nosso humor. Tudo, sem que percebamos, vai se transformado somente pela força da possível vinda. Este é o espírito do Natal do Senhor.Hoje, a liturgia nos coloca diante desta grandiosa oportunidade de receber em nossacasa, daqui a três dias, aquele que há quatro semanas estamos aguardando: o Deus menino.A primeira leitura do livro do Cântico dos Cânticos fala da espera da amada pelo seu amado e toda a expectativa que essa espera envolve. A amada fica mais romântica, vê poesia por toda parte. Chega até a ouvir a voz do amado ecoando pelas montanhas. Ela o vê vindo ao seu encontro, saltando de alegria como um filhote de cervo das campinas. Ela o vê por toda parte, de pé, atrás da parede, espiando pela janela, observando pelas frestas das grades. Toda a vida da amada já está impregnada pela presença do amado. Este texto é uma das mais belas metáforas da espera do
Senhor que vem no Natal. Esperar a vinda de Jesus é como a espera do amado pela amada. Tudo ganha um colorido diferente, as coisas se recobrem de beleza. Vemos poesia em toda parte. É o clima do Natal tão bem exposto no livro dos cantares. Sejamos, portanto, nestes dias, como esse casal apaixonado do livro do Cântico dos Cânticos que não vê a hora de se encontrar. O Salmo 32 fala desta mesma alegria, pois é chegado o tempo de dar graças ao Senhor, louvando-o ao som da harpa e da lira de dez cordas. Os sons do Natal são sons de harpa e de lira, são sons de espera alegre. O evangelho também fala dessa alegria da espera, mas de um modo especial da visita esperada. Isabel recebe concretamente essa importante visita. Maria vai a sua casa, apressadamente, e leva no seu ventre a razão da alegria de Isabel. O encontro destas duas mulheres é um encontro epifânico. Deus se manifesta neste encontro. Bastou que Maria saudasse Isabel para que a criança, no ventre, João Batista, estremecesse e Isabel ficasse repleta do Espírito Santo. Há o reconhecimento do filho de Deus no ventre de Maria. Com este gesto, Maria nos ensina que todas as vezes que somos solidários com quem necessita, Deus se manifesta nestes gestos. Estamos, portanto, nos preparando para receber a visita daquele que vem para fazer a diferença em nossa vida, vem fazer morada entre nós. Deus estará sempre conosco e essa presença será percebida cada vez que fizer boas obras.


Reflexão - “Maria, cheia do Espírito Santo”

Maria, repleta do amor de Deus, plena do Espírito Santo e cheia de alegria, carregando no seu seio, Jesus, o Salvador e Redentor da humanidade, dirigiu-se apressadamente à casa da sua prima Izabel para ajudá-la.  No encontro entre as duas mães nós percebemos a manifestação do Espírito Santo e a demonstração do Amor de Deus naquele abraço fraterno. Assim também se manifesta em nós o amor de Deus, que pela ação do Seu Espírito no nosso coração nos motiva a nos solidarizar com o próximo. O amor que sentimos pelos nossos irmãos e irmãs e o desejo de servir a eles por amor a Deus é o grande sinal de que estamos cheios do Espírito Santo. Quem concebe Jesus no seu coração sempre será motivado (a) a alegremente levar ao mundo a boa nova do Pai.  O Espírito Santo nos enche de felicidade e nos motiva a ajudar as pessoas, a querer encontrá-las e falar para elas dos nossos sentimentos e da nossa vivência com a Palavra do Senhor. Jesus Cristo veio ao mundo para salvar a humanidade do pecado e da morte a fim de que tenhamos a qualidade de vida que o Pai sonhou para nós. Maria para nós é o modelo da mulher perfeita e serva solidária porque viveu conformada ao Plano de Deus deixando-se guiar pelo Espírito Santo, sem perder tempo e oportunidade de ser solícita e fraternal com todos a quem encontrava. - Você tem impulso de ajudar as pessoas quando está feliz, ou gosta de ficar feliz sozinho (a)? – Como você está neste momento: feliz ou triste? Nossa Senhora quer entrar na sua casa, deixe-se abraçar por Ela. Ela é a alegria do Senhor!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexão - Festa do Batismo do Senhor | Domingo

Reflexão do Sábado depois da Epifania 1Jo 5,14-21 | Sl 149 | Jo 3,22-30

1ª Semana Comum | Segunda-feira 1Sm 1,1-8 | Sl 115(116) | Mc 1,14-20